Paisagismo em restaurantes: tudo que o arquiteto precisa saber
Voltar

24 de agosto de 2022

|

Restaurantes

Paisagismo em restaurantes: tudo que o arquiteto precisa saber

Entenda mais sobre a tendência da sustentabilidade na arquitetura e saiba como montar um projeto de paisagismo em restaurantes.

Aliar sabores únicos a um ambiente agradável torna a experiência do cliente muito mais intensa e marcante. Por isso, o paisagismo em restaurantes é uma alternativa para, além de tornar o ambiente mais bonito, proporcionar uma sensação de bem-estar e conforto aos visitantes.

O paisagismo em restaurantes é composto por vários elementos, como jardim externo, floreiras, vasos, jardins verticais, arranjos, entre outros. Em um projeto bem elaborado, é possível harmonizar o estilo das plantas com o perfil do restaurante e a escolha dos móveis que irão compor o ambiente.

Como montar um projeto de paisagismo em restaurantes?

Muito além da criação de jardins e praças, o paisagismo é a técnica de projetar, planejar, fazer a gestão e a preservação de espaços públicos e privados.

Esta área está diretamente relacionada à arquitetura e urbanismo, pois combina os conhecimentos de botânica e ecologia às cores e formatos para gerar um resultado harmonioso e agradável para as pessoas.

Em restaurantes, essa técnica é aplicada no projeto arquitetônico, levando em consideração elementos como árvores preservadas, vasos, floreiras permanentes e jardins verticais, por exemplo.

Confira as etapas de um projeto para esses espaços:

1. Estudo preliminar

O primeiro passo é conhecer as necessidades dos clientes, tanto analisando o espaço disponível quanto solicitando referências visuais para entender o que o proprietário espera para o local.

Em um ambiente comercial, também é importante analisar as preferências do público-alvo e pensar na funcionalidade do espaço, com o fluxo de pessoas transitando pelo local.

Após entender as necessidades do cliente, o arquiteto ou paisagista deve estudar a área, buscando informações como o tipo de solo do local, orientação em relação ao sol e vegetação existente.

2. Anteprojeto

Nesta etapa, o profissional vai usar as informações levantadas anteriormente para iniciar a criação das plantas, detalhando os aspectos estéticos e funcionais.

Com criatividade e conhecimento técnico, é possível explorar diversas possibilidades de acordo com o gosto e as necessidades do projeto.

3. Projeto executivo

A etapa final é o desenvolvimento detalhado do anteprojeto, em que o arquiteto e o paisagista aprofundam em aspectos mais técnicos.

Nesta etapa, são integrados projetos complementares de irrigação e iluminação, assim como a apresentação de informações de manutenção, orçamento, tempo de execução, espécies e materiais utilizados, adubação, entre outros.

O projeto executivo de paisagismo em restaurantes contém tudo o que é necessário para execução e manutenção da obra, sendo complementado por outros aspectos do projeto arquitetônico, como a disposição dos móveis no espaço, a decoração, entre outros.

A tendência da sustentabilidade na arquitetura e decoração

A sustentabilidade é um dos temas mais importantes na decoração de ambientes residenciais, corporativos ou gastronômicos e a tendência é que continue sendo aplicado nos próximos anos.

Em um cenário em que as pessoas têm uma preocupação cada vez maior com o desenvolvimento sustentável do planeta, o paisagismo é uma área em constante crescimento que pode ser aliada aos princípios da arquitetura para promover o bem-estar dos ocupantes.

Esse cuidado com o conforto e satisfação dos clientes e colaboradores é uma das grandes preocupações das empresas nos dias atuais, pois é comprovado que a presença da natureza no cotidiano reflete em um aumento na produtividade e concentração, estimulando também a criatividade e empatia.

Com isso, o paisagismo em restaurantes contribui para a sustentabilidade e ajuda a conquistar cada vez mais clientes. Uma forma de aplicar esse conceito é com os jardins verticais, que combinam com diferentes estilos de decoração. Saiba mais sobre esse elemento.