Saiba como utilizar jardins verticais na decoração de ambientes corporativos
Voltar

11 de maio de 2022

|

Ambiente Corporativo

Saiba como utilizar jardins verticais na decoração de ambientes corporativos

Os jardins verticais são um elemento de decoração elegante e funcional. Saiba como utilizá-los ao projetar ambientes corporativos.

Nos últimos anos, as áreas verdes estão ganhando espaço em meio ao cinza dos cenários urbanos, principalmente nos ambientes corporativos, de forma a promover o conforto e bem-estar dos colaboradores. Os jardins verticais, também conhecidos como paredes verdes, são cada vez mais usados em projetos de arquitetura para compor ambientes mais sustentáveis.

Os jardins verticais podem ser utilizados tanto em ambientes residenciais quanto corporativos, pois ajudam a transformar áreas internas ou externas e combinam com diversos estilos de decoração. As plantas, que podem ser naturais ou artificiais, trazem diversos benefícios para a melhora dos ambientes e a saúde das pessoas.

Nas cidades, este tipo de decoração é uma forma eficiente de recuperar ambientes, pois ajuda a transformar espaços vazios em pontos esteticamente agradáveis e convidativos.

Além disso, a distribuição de plantas em locais estratégicos é uma maneira de diminuir os efeitos das ilhas de calor urbanas e da poluição atmosférica que afeta a população e, especialmente, as pessoas que frequentam esses espaços regularmente.

Em geral, nos centros urbanos as pessoas costumam ter menos contato com a natureza, então a utilização de plantas na decoração é uma forma de estimular essa interação e promover os benefícios positivos para o bem-estar e a produtividade dos colaboradores.

A tendência da sustentabilidade na arquitetura e decoração

A arquitetura sustentável deixou de ser uma tendência para o futuro e tornou-se uma realidade incorporada a diversos segmentos da sociedade, refletindo uma preocupação cada vez maior das pessoas com o desenvolvimento sustentável do planeta.

Na arquitetura, essas práticas envolvem a redução dos impactos negativos da ação humana na natureza, além do uso de energia solar, materiais recicláveis e estruturas pré-moldadas, minimizando os danos ao meio ambiente durante todas as etapas da construção.

Ao utilizar plantas na decoração de escritórios, há um aumento do bem-estar físico, mental e redução dos níveis de estresse das pessoas que utilizam o espaço, sejam funcionários, clientes, fornecedores e parceiros.

Esse cuidado com o conforto e satisfação é uma das grandes preocupações das empresas nos dias atuais, pois é comprovado que a presença da natureza no cotidiano reflete em um aumento na produtividade e concentração em ambientes educacionais e empresariais, junto ao estímulo da criatividade e empatia.

Para isso, a principal estratégia do design biofílico é incorporar características do mundo natural aos espaços construídos, como água, vegetação, luz natural e elementos de madeira e pedra.

Os projetos com este tipo de design também costumam ter formas e silhuetas botânicas e orgânicas em vez de linhas retas, além de estabelecer relações visuais entre luz e sombra.

Como utilizar jardins verticais em ambientes corporativos?

Embora existam inúmeros benefícios na utilização da natureza em projetos arquitetônicos, existem alguns desafios e cuidados específicos na utilização de paredes verdes.

Dependendo do clima do local, a falta de luz na parte interna pode prejudicar o desenvolvimento das plantas, enquanto ao excesso de calor na área externa também impacta na aparência dos jardins verticais.

Ao utilizar plantas naturais, é fundamental investir na manutenção adequada para não danificar o projeto de decoração.

Uma opção viável é utilizar plantas artificiais de qualidade para criar uma parede verde que não exige manutenção constante mas ainda é elegante e esteticamente bonita.

Esse tipo de decoração está em alta atualmente e combina com diversos tipos de ambientes, sejam residenciais, corporativos ou comerciais, dando um toque elegante e funcional aos espaços.

Para compor o restante da decoração, os móveis, acabamentos e cores podem seguir a linha orgânica e utilizar mobiliários e acessórios em madeira e ferro, por exemplo.

Os móveis e materiais com características rústicas remetem à natureza e, em um mundo moderno e tecnológico, proporcionam o resgate de memórias afetivas e um aconchego que gera boas recordações.

Assim, os jardins verticais são uma alternativa sustentável e elegante para a decoração de ambientes corporativos, combinando com um estilo rústico e natural. Confira nosso texto e saiba como utilizar esse elemento em seu projeto.