Estilo rústico na decoração: o que é e como utilizar
Voltar

13 de abril de 2022

|

decoração ,

Design de interiores

Estilo rústico na decoração: o que é e como utilizar

O estilo rústico na decoração inclui o uso de madeira, plantas e materiais que tornam o espaço mais aconchegante. Saiba como colocar em prática.

Inspirado na natureza e no charme das casas de campo, o estilo rústico na decoração é uma forte tendência para criar ambientes modernos e aconchegantes. Os móveis, acabamentos e cores costumam ser mais orgânicos e marcantes, com diversas possibilidades em projetos residenciais, comerciais e corporativos.

O estilo rústico na decoração pode ser mesclado a outros, como o estilo industrial, para tornar a composição mais atual. Combinando a madeira com o cimento queimado e mobiliários com acabamentos em ferro, por exemplo, é possível criar um ambiente original e elegante.

Os móveis e materiais com características rústicas remetem à natureza e, em um mundo moderno e tecnológico, proporcionam o resgate de memórias afetivas e um aconchego que gera boas recordações.

Principais características do estilo rústico na decoração

  • Tons terrosos e neutros

Em um projeto neste estilo, a paleta de cores costuma dar preferência a tons alaranjados, marrons, vermelhos e rosas queimados, que aquecem e tornam o ambiente mais acolhedor.

Alguns tons da decoração minimalista, como branco, bege, cinza e preto também podem ser usados como base, pois combinam com a madeira e outros materiais orgânicos comuns neste tipo de décor.

  • Plantas e vegetação

Como você viu, este estilo de decoração está relacionado à vida no campo e na zona rural, por isso o uso de plantas é um recurso para criar uma experiência mais próxima da natureza. Combinar flores e folhas, por exemplo, ajuda a tornar o ambiente mais natural.

É importante também escolher as posições dos vasos no local, pois vasos pendurados dão uma noção diferente do uso do espaço, ao mesmo tempo em que exigem uma atenção no que diz respeito à irrigação para não haver goteiras no chão.

Além dos vasos pendurados, é preciso pensar nas diferentes alturas de suportes para as plantas. Se a ideia for manter um estilo rústico, aposte na madeira, em pedaços de troncos recuperados e outros materiais que fazem referência aos elementos da natureza.

O jardim vertical também é uma tendência e uma ótima forma de aproveitar o espaço, levando o verde para uma parede que antes era só concreto.

  • Revestimentos naturais

Além da madeira, materiais que ajudam a compor um estilo rústico na decoração são pedras, tijolinhos, bambu, linho, vime e rattan, podendo estar presentes nos revestimentos das paredes, acabamentos dos móveis ou objetos de decoração, por exemplo.

A escolha por tecidos agradáveis ao toque e ao olhar, como fibras naturais e couro, podem estar presentes nos tapetes, cortinas, almofadas e estofados, tornando o ambiente mais convidativo e aconchegante.

  • Iluminação intimista

Da mesma forma que os objetos de decoração tornam o espaço mais agradável, a iluminação quente também contribui para um ambiente mais acolhedor.

Um projeto de iluminação deste estilo costuma ter uma luz suave, indireta e aconchegante gerada por luminárias de piso, abajures e pendentes que ajudam a criar uma meia-luz.

Para isso, opte por lâmpadas amarelas e com potência mais fraca que ajudam a criar um clima intimista, gerando a sensação de paz e calma da vida no campo.

  • Móveis de madeira e metal

Os móveis de madeira trazem conforto visual, são convidativos e podem ser combinados com diversos outros materiais e acabamentos.

Por ser um material versátil e clássico, as possibilidades de uso da madeira são infinitas, como móveis de pallets, prateleiras de caixotes, móveis feitos de madeira de demolição ou as peças clássicas de madeira robusta e escura.

Para dar um toque mais sofisticado, o metal é um acabamento que combina perfeitamente com a madeira e leva um pouco de modernidade ao espaço.

Esses materiais podem ser aproveitados em objetos de decoração, móveis em estilo rústico de decoração e acessórios que complementam o ambiente e levam aconchego aos visitantes.

Para mais dicas de um projeto funcional de design de interiores, confira nosso texto sobre o assunto.