27 de julho de 2022
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Restaurantes
Comfort food: entenda o conceito dessa tendência para restaurantes
Entenda o que é comfort food e como colocar em prática esse conceito que remete à gastronomia afetiva e ajuda a conquistar os clientes.
Comfort food, ou gastronomia afetiva, é um movimento gastronômico que vem ganhando força nos últimos anos, especialmente durante a pandemia. Essa tendência para restaurantes ajuda a conquistar e fidelizar clientes ao oferecer a eles uma experiência única.
Em um mercado cada vez mais competitivo e com novos modelos de negócio, como drive-thru, take-away, dark kitchens, entre outros, a tendência da comfort food em restaurantes é uma forma de entregar sabor e resgatar memórias positivas de acolhimento, conforto, afeto e cuidado.
Qual o conceito de comfort food?
O conceito de comfort food (traduzido como comida afetiva, gastronomia afetiva ou comida confortável) é aplicado a todo alimento consumido com o objetivo de gerar alívio emocional ou sensação de prazer em situações específicas de fragilidade.
O sabor caseiro, sem o uso de produtos processados e ultraprocessados, está presente nos pratos preparados de forma simples e com ingredientes comuns ao dia a dia das pessoas.
Com isso, a finalidade é entregar um sabor especial e resgatar memórias passadas, como de reuniões familiares aos domingos, o tempero da mãe ou da avó, a comida preparada no fogão a lenha e lembranças de outros momentos felizes.
A comfort food surgiu como uma oposição aos fast foods, que costumam ser mais impessoais, e aos restaurantes requintados, que oferecem experiências novas em vez de remeter a momentos nostálgicos.
Cada pessoa tem seus próprios alimentos aos quais recorre em busca de conforto, geralmente relacionado a sua origem e história de vida, mas geralmente os pratos são derivados da comida caseira, simples, ricos em sabor e preparados com carinho.
Como aderir à tendência de comfort food em restaurantes?
Na prática, a gastronomia afetiva é uma alimentação com aparência e aroma de comida caseira, baseando-se no conceito de consumir um alimento para a alma, e não somente ingerir os nutrientes necessários ao corpo.
Nos dias de hoje, as pessoas têm rotinas cada vez mais corridas e menos tempo para cozinhar, por isso acabam recorrendo a restaurantes pela facilidade e para ter uma experiência agradável em meio ao dia a dia.
Por isso, criar um cardápio que estimule a memória afetiva e traga bons sentimentos é uma forma de conquistar clientes e aumentar as chances de sucesso do seu restaurante.
O primeiro passo para aderir a essa tendência é conhecer muito bem o perfil dos clientes para identificar quais pratos têm mais chances de trazer memórias agradáveis.
- Alimentos orgânicos
As comfort foods geralmente são preparadas com alimentos orgânicos, ou seja, livres de agrotóxicos, adubos químicos ou outras substâncias sintéticas que podem oferecer riscos aos seres vivos e ao meio ambiente.
Esses ingredientes apresentam propriedades únicas e são muito mais saudáveis, além de contribuírem para um sabor caseiro e trazerem recordações da infância, por exemplo.
Ao conhecer bem seu público, é possível investir em estratégias de divulgação e garantir um bom índice de vendas.
- Produtos caseiros
As comidas afetivas remetem à culinária praticada em casa, geralmente na infância, pela mãe ou avó, com sabores e aromas naturais.
Por isso, é importante investir em produtos caseiros, ou seja, sem ou com o menor uso possível de alimentos processados e ultraprocessados.
Ao preparar uma lasanha, por exemplo, a massa, o molho e os ingredientes são feitos na casa e não comprados prontos.
Esse sabor único é o que traz lembranças agradáveis e conquista os clientes para continuarem frequentando o seu estabelecimento.
- Simplicidade
Comidas caseiras costumam ser mais simples do que pratos requintados, mas também são repletas de sabor, aroma e uma aparência convidativa, portanto é importante ter cuidado e atenção a cada detalhe.
Em geral, a apresentação desses pratos costuma ser mais rústica e minimalista para seguir o conceito de “preparado em casa”, investindo na qualidade dos ingredientes e na excelência do preparo.
Assim, se você aderir à tendência da comfort food em seu estabelecimento, também é importante investir em um ambiente aconchegante, acolhedor e atrativo. Confira nosso texto e conheça 5 dicas para a decoração de restaurantes.
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