25 de abril de 2022
|
Restaurantes
Dark kitchen e ghost kitchen: a importância de um projeto arquitetônico funcional
As dark kitchens, ou ghost kitchens, são uma estratégia de negócio cada vez mais popular. Entenda a importância de um projeto arquitetônico funcional.
Com a pandemia de coronavírus e uma procura cada vez maior por comodidade, as dark kitchens, ou ghost kitchens, tornaram-se uma alternativa para as empresas de food service que desejam se reinventar. Aliadas aos aplicativos de delivery, conseguem promover um volume significativo de entregas em pouco tempo, trazendo benefícios para clientes e empreendedores.
Dark kitchen, ghost kitchen ou cloud kitchen é um estabelecimento de serviço de alimentação que oferece somente comida para entrega, em geral por meio de aplicativos e serviços de entrega online.
Esses restaurantes fantasmas não têm salão, de modo que os clientes não podem consumir as refeições no local ou observar o preparo. Em alguns casos, os locais em que funcionam não possuem fachada ou algum tipo de identificação da marca.
Este tipo de estabelecimento de food service já existe há algum tempo, mas houve um boom durante a pandemia, assim como nos apps de delivery, devido ao fechamento de grande parte dos restaurantes tradicionais.
Entre as vantagens deste modelo de negócio está uma considerável redução no custo operacional do empreendimento, já que tem um quadro de funcionários mais enxuto e não tem diversas despesas relativas ao salão de um restaurante.
Além disso, a localização não é um fator tão determinante para a escolha do imóvel, como seria em um estabelecimento tradicional, pois a cozinha fantasma pode estar localizada em um espaço menor e com preços mais baixos.
No entanto, este tipo de serviço necessita de um excelente serviço de delivery, para que as entregas sejam realizadas com segurança, bem como equipamentos de cozinha e uma equipe de alta qualidade e agilidade.
A importância de um projeto de restaurante funcional
A agilidade e a performance das dark kitchens e ghost kitchens são fatores ainda mais importantes para a estratégia de negócio. Para isso, o layout da cozinha e a estrutura física do local são pontos determinantes do sucesso desse modelo operacional.
Ao contar com um arquiteto para elaborar o projeto do restaurante, o profissional irá levar em consideração a vizinhança, a estrutura do prédio e planejar os espaços de acordo com as necessidades da empresa.
O layout ideal conta com o ambiente adequado para as cozinhas, com espaço suficiente para a equipe se movimentar com agilidade, áreas de descanso, áreas de limpeza, banheiros, salas para o setor administrativo e aprovação de pedidos e local para os entregadores aguardarem para retirar os alimentos.
O fluxo da operação, com espaço de estoque, exaustão e entorno, por exemplo, devem ser estudados e escolhidos com cuidado, assim como o raio de atuação do delivery deve estar de acordo com a demanda do público.
Nesse sentido, contar com um arquiteto especializado em food service é importante para que o projeto atenda às necessidades do restaurante e tenha soluções adequadas para o dia a dia.
Com a aceleração dessa estratégia de negócio, há uma profissionalização cada vez maior das dark kitchens e ghost kitchens, com empresas que começaram neste formato ampliando seus serviços para outras cidades ou mesmo abrindo um espaço para receber o público.
Para isso, o projeto de restaurante e um layout otimizado são essenciais ao garantir a funcionalidade da operação e oferecer um serviço cada vez melhor ao cliente final. Confira nossas dicas de arquitetura comercial e saiba como criar um ambiente único.
Conteúdos relacionados