A tendência das áreas de convivência em shoppings
Voltar

08 de junho de 2022

|

Shoppings

A tendência das áreas de convivência em shoppings

As áreas de convivência em shoppings são uma das principais tendências de arquitetura do segmento. Saiba como projetar esses espaços.

Nos últimos anos, a popularização do e-commerce e o acesso à internet contribuíram para uma mudança no comportamento e nos hábitos dos consumidores. Nesse cenário, os shoppings deixaram de ser somente um local de compras para se tornar um espaço de convivência e socialização.

Se antes as pessoas saíam de casa para fazer compras na loja mais próxima, hoje em dia é possível fazer o mesmo em poucos cliques. Assim, para atender às novas demandas da sociedade, as áreas de convivência em shoppings são cada vez mais comuns para oferecer um momento de descanso e interação em um local agradável.

Esses espaços têm um layout pensado para estimular a conversa e a descontração de uma forma confortável que promova o bem-estar dos usuários. Para isso, cadeiras, poltronas e sofás com um design interessante e ergonômico ajudam a chamar a atenção do público que está passando pelo local.

Em geral, o consumidor desenvolve novos comportamentos de acordo com a realidade em que vive e, para entender como o público faz suas escolhas e se relaciona com produtos, marcas e serviços, é fundamental monitorar suas experiências.

O shopping é visto como um local prático, com comodidade, conforto e segurança, em que é possível fazer e resolver várias coisas ao mesmo tempo.

Muitos pais levam filhos para passear no shopping em busca de recreação e entretenimento, enquanto grupos de amigos e casais marcam encontros no espaço apenas para se divertir.

Outros vão até o local pelo cinema, para fazer reuniões de trabalho na praça de alimentação ou mesmo para observar o movimento da multidão.

Pensando nessas várias facetas, é fundamental ter um espaço de convivência que possa contemplar diversos usos e promover uma experiência agradável aos visitantes. Nesse cenário, o processo de compra não é a causa da ida ao shopping, e sim a consequência.

Como projetar as áreas de convivência em shoppings?

As áreas de convivência em shoppings são uma das principais tendências de arquitetura comercial, pois a ideia é promover o bem-estar e fazer com que o público sinta-se acolhido no espaço.

Assim, as pessoas irão até o shopping para passear, descansar e, quanto mais tempo passarem no local, maior a motivação para comprar.

Para isso, espaços amplos, com mesas e cadeiras confortáveis, uma boa decoração e plantas ajudam a promover o contato com a natureza e o bem-estar dos visitantes.

Alguns elementos importantes para considerar ao projetar o layout são:

Climatização: o ar condicionado que atenda a todo o espaço em uma temperatura adequada é fundamental para o conforto dos usuários.

  • Conforto acústico: é uma das questões mais importantes em qualquer lugar com grande quantidade de pessoas conversando e transitando, pois sem este elemento os visitantes ficam incomodados e sentem vontade de ir embora do local.
  • Ergonomia: é o planejamento do conforto para o corpo humano, promovendo o bem-estar e a saúde das pessoas. Em geral, a ergonomia está ligada à escolha dos móveis para shoppings e a escolha das peças deve ser feita com cuidado.
  • Iluminação: o projeto luminotécnico também faz parte de uma área de convivência bem planejada, pois o espaço deve ter uma iluminação aconchegante e estimular sensações positivas.
  • Conforto visual: neste âmbito entram peças de design, mobiliário bonito, espaços planejados para a boa circulação e o design biofílico voltado a promover o bem-estar.

Agora que você já conhece a importância das áreas de convivência em shopping, confira 4 inspirações de projetos com móveis Tasselo.