Como a arquitetura comercial impacta as vendas?
Voltar

21 de fevereiro de 2022

|

Dicas

Como a arquitetura comercial impacta as vendas?

Entenda como a arquitetura comercial impacta as vendas de um estabelecimento e saiba quais fatores considerar na criação de um projeto.

Os produtos à venda em uma loja e os pratos servidos em um restaurante são os principais motivos que levam os clientes a voltarem ao estabelecimento. No entanto, em um mundo de deliverys e e-commerces, as empresas estão focando na criação de experiências para conquistar os consumidores e, para isso, a arquitetura comercial é um ponto-chave.

A arquitetura comercial é um ramo da arquitetura focada exclusivamente no desenvolvimento de projetos para estabelecimentos comerciais, como restaurantes, bares, lojas, entre outros.

Partindo da proposta de criar um ambiente mais atrativo para o público, tem o objetivo de destacar a marca e proporcionar experiências únicas para os consumidores.

Isso é feito a partir de detalhes como a disposição do mobiliário, a paleta de cores, a iluminação do espaço e outras características do ambiente que despertam sensações específicas nos consumidores e otimizam a acessibilidade do espaço.

Assim, o arquiteto comercial é capaz de aliar design de interiores e tecnologia para potencializar a funcionalidade do espaço de modo a atender às necessidades de um determinado estabelecimento em busca de aumentar o desejo de compra e, consequentemente, as vendas.

1 - Cores e decoração

A influência das cores na arquitetura pode acontecer em todos os tipos de locais e de público, pois ajudam a construir a sensação que as pessoas terão ao visitar o espaço.

Isso fica evidente em projetos gastronômicos que usam cores chamativas e marcantes, como o vermelho e laranja, por exemplo.

Já em projetos voltados ao público infantil, as cores costumam ter tons mais suaves, de modo a estimular os sentidos e o desenvolvimento das crianças sem deixá-las sobrecarregadas com o excesso de informações.

Cada cor cria uma sensação diferente que deve ser planejada de acordo com a finalidade do ambiente. Porém, se houver exagero na escolha, pode ser criado um efeito desagradável e as pessoas não irão se sentir confortáveis no local.

2 - Organização do espaço

Muito além da estética, um ponto de venda (PDV) organizado e com os produtos dispostos adequadamente também influencia na decisão de compra dos consumidores.

A arquitetura comercial trabalha com toda a ambientação física e tem o objetivo de construir uma identidade visual para a marca a ponto de gerar identificação com o consumidor. Para isso, o projeto também leva em conta fatores como:

  • A observação do fluxo de clientes para determinar a disposição dos produtos, organizando-os estrategicamente;
  • Dependendo do tamanho e da forma do ambiente, o cliente costuma ter um comportamento diferente, por isso é preciso levar o formato do espaço em consideração;
  • Determinar os pontos focais que têm potencial para atrair a atenção dos visitantes;
  • Analisar a persona e o público-alvo, pensando quais são seus hábitos, desejos e comportamentos;
  • Dependendo do fluxo da operação, a disponibilidade de estoque, a quantidade de funcionários e as atividades desempenhadas, existem diversas possibilidades de disposição dos elementos no espaço;
  • Os materiais impressos, como faixas, cartazes, cardápios e outras formas de merchandising devem ser posicionados adequadamente para incentivar a compra e o consumo.

3 - Escolha dos móveis na arquitetura comercial

Outro ponto fundamental na arquitetura comercial e que impacta as vendas é o conforto do ambiente, que influencia na percepção que o cliente tem da marca e na sua opinião positiva sobre os serviços.

Nesse sentido, os móveis têm um papel fundamental na criação de um ambiente confortável e uma experiência única, seja em um restaurante, cafeteria, sala de espera ou escritório, por exemplo.

No projeto do empreendimento, é importante que o arquiteto opte por um mobiliário adequado na área de recepção de clientes, como poltronas, sofás e cadeiras estofados, com design ergonômico e atraente.

Agora que você já sabe qual o impacto da arquitetura comercial nas vendas, confira nossas dicas para um projeto de restaurante.